O amor não é necessariamente uma relação com uma determinada pessoa. É uma atitude, uma orientação de caráter que define a relação de uma pessoa com o mundo em geral, e não apenas com um “objeto” de amor.

Se uma pessoa ama apenas alguém e é indiferente aos outros, seu amor não é amor, mas uma união simbiótica. A maioria das pessoas acredita que o amor depende de um objeto, não de sua própria capacidade de amar. Eles até estão convencidos de que, uma vez que não amam ninguém além de uma pessoa “amada”, isso prova a força de seu amor. Aqui se manifesta a falácia, que já foi mencionado acima – a instalação no objeto. É como a condição de um homem que quer pintar, mas, em vez de aprender a pintar, diz que ele só precisa encontrar uma natureza digna: quando isso acontecer, ele pintará magnificamente, e isso acontecerá naturalmente.

Mas se eu realmente amo uma pessoa, eu amo todas as pessoas, eu amo o mundo, eu amo a vida. Se eu puder dizer a alguém “eu te amo”, tenho que ser capaz de dizer “eu amo tudo em você”, “eu amo o mundo inteiro graças a você, eu amo a mim mesmo em você”.

Eric Fromm

Fonte: https://vk.com/wall-177286308_8615

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora